
Terapia de casal
O que é Terapia de Casal e como funciona?
A Terapia de casal trata-se de uma modalidade clínica de atendimento cujo objetivo é promover melhor qualidade de vida para os membros do casal e, consequentemente, na dinâmica conjugal do casal. A Terapia de casal busca contribuir com a resolução dos conflitos e abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expectativa de cada um e o que fazer para alinhá-las.
O psicólogo atua como papel de intermediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão de mundo de ambos, que muitas vezes, por encontrarem-se sob efeito de fortes emoções, perdem o controle e não conseguem tomar uma decisão e modificar antigos padrões que não trazem mais benefícios para a relação.
As sessões de terapia de casal ocorrem semanalmente e têm duração entre 50 minutos e uma hora. O formato dos encontros serão combinados de acordo com a necessidade de cada casal.
Qual a importância do profissional durante a terapia de casal?
O terapeuta de casal atua como intermediador das questões que permeiam a relação conjugal, justamente pela dificuldade de comunicação que os parceiros apresentam. O papel dele é de fundamental importância, pois a neutralidade e a ética da profissão se tornam um forte aliado no entendimento da dinâmica de funcionamento daquela relação específica e, por isso ajustes e mudanças se tornam mais eficazes, uma vez que nenhum dos dois se sentirá ameaçado ou julgado em suas ações ou intenções.
Quais os motivos mais comuns que levam o casal a procurar ajuda?
Entre os mais variados motivos que levam o casal a procurar ajuda de um profissional, estão:
-
Envolvimento negativo da família de origem;
-
Conflitos no gerenciamento do dinheiro;
-
Condutas diferentes na educação dos filhos;
-
Traição;
-
Dificuldades na rotina;
-
Problemas na relação sexual;
-
Não aceitação dos filhos do casamento anterior;
-
Estresse e irritabilidade afetando o parceiro.
Terapia de casal acaba ou ressuscita um relacionamento?
O desfecho da terapia de casal vai depender muito da resposta peculiar e particular de cada relação. Em muitos casos, ambos se colocam como disponíveis para investir na relação, ou então vão aprendendo que se dedicar pode ser muito recompensador, até pelo próprio desenvolvimento pessoal de cada um.
Porém, em outros casos o esforço é tão grande e desgastante, que muitos preferem ou entendem como saudável romper a relação. A terapia de casal também cuida disso, até para tornar esse processo menos doloroso possível.
